Nova geração do Toyota Prius chega ao País
Novo Toyota Prius 2016 chega ao País por R$ 119.950; modelo ainda é o híbrido mais barato à venda no País
HAIRTON PONCIANO, DE BRASÍLIA
A Toyota começa a vender amanhã a quarta
geração do híbrido Prius. O modelo chega por R$ 119.950, pequeno aumento
em relação ao modelo 2015 (R$ 117.610), mas o preço ainda o mantém como
o híbrido mais barato do País. O Ford Fusion Hybrid (que é de categoria
superior, tem mais espaço e potência) custa R$ 149.900.
O novo Prius mudou completamente, e utiliza a nova plataforma global
da Toyota, denominada TNGA (Toyota New Global Architecture, em inglês).
Além da tecnologia híbrida, ele traz, entre seus avanços, um sistema de
ar-condicionado capaz de reconhecer se o banco traseiro está sendo
utilizado. Com essa informação, ele "decide" se precisa ou não mandar ar
refrigerado para a parte de trás do carro. Caso não seja necessário,
ele direciona ar apenas para a frente, o que torna o sistema mais
eficiente e econômico.
O sistema híbrido combina motor 1.8 16V a gasolina, de 98 cv, e um
elétrico de 72 cavalos. Juntos, geram potência de 123 cavalos, e são
capazes de levar o hatchback de 0 a 100 km/h em 11 segundos, de acordo
com os dados da montadora japonesa.
Melhor que isso, porém, são os números de consumo. A Toyota informa
que o Prius é capaz de fazer média de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, valores endossados pelo Inmetro, e que o qualificam como o
carro mais eficiente do País em termos de aproveitamento de combustível.
Ao contrário de automóveis movidos com motor a combustão, os híbridos
são mais econômicos em trajetos urbanos, condição em que eles funcionam
mais no modo elétrico.
Em termos de visual, o modelo recebeu linhas mais agressivas, e
abandonou o aspecto conservador das gerações anteriores. Faróis (LEDs)
têm formato de bumerangue, e a carroceria é repleta de vincos. A
montadora destaca o formato "triangular" do hatch, com o bico central
dianteiro (onde está o logotipo da marca) formando um dos vértices, e as
lanternas traseiras os outros dois. Pode-se não gostar do estilo, mas
não há como negar que o novo Prius tem formas futuristas.
Outro benefício do novo formato foi em relação à aerodinâmica. As
novas linhas resultaram em Cx (coeficiente aerodinâmico) de 0,24, contra
0,25 do modelo anterior. Quanto menor o número, melhor a aerodinâmica. E
um dos principais fatores para isso foi o fato de a dianteira ter sido
rebaixada em 7 cm em relação ao capô do modelo de terceira geração.
A mesma agressividade do visual a Toyota pretende imprimir também ao
que nem sempre é visível: a poluição. A montadora divulgou em setembro
do ano passado que, até 2050, todos os automóveis da marca serão
híbridos ou elétricos (incluindo os alimentados por células de
combustível).
Em relação ao Prius anterior, o novo modelo ficou 6 cm mais comprido
(4,54 m) e 2 cm mais baixo (1,47 m). Isso reforçou seu perfil esportivo,
e também melhorou o espaço interno, embora o porta-malas tenha perdido
um pouco de espaço (caiu de 446 para 412 litros). A bateria foi
transferida do bagageiro para a parte de baixo do banco traseiro. Com
isso, houve melhora na distribuição de peso (que ficou mais
centralizada) e no centro de gravidade, que foi reduzido.
Como o exterior, por dentro do Prius também tem linhas modernas. A
alavanca do câmbio CVT (relações continuamente variáveis) tem forma de
joystick e fica no painel. Há sistema multimídia com tela de sete
polegadas (com navegador GPS e TV, entre outras comodidades) e outras
duas telas de 4,2 polegadas que trazem informações sobre o carro,
incluindo o modo de operação do veículo (se ele está se movendo por
eletricidade, por gasolina ou ambos), carga de bateria, consumo, etc.
Além disso, é possível selecionar uma das quatro opções de condução
(Eco, Power, Normal e EV). A EV refere-se à operação apenas com motor
elétrico. Há ainda head up display, que projeta informações no
para-brisa.
O modelo traz sete airbags, mas, apesar de toda a tecnologia e
segurança, o Prius não oferece nada que diga respeito a direção
autônoma. Não há, por exemplo, dispositivos que impeçam o carro de mudar
involuntariamente de faixa, nem controle de cruzeiro adaptativo,
estacionamento e frenagem automáticos, etc.
O Prius é avançado, não há a menor dúvida. Mas ainda há muito espaço para evoluir.
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Novo Prius chega ao País por R$ 119.950 e com o título de carro
mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
Crédito: DIVULGAÇÃO
fonte; estadão
Novo Prius chega ao País por R$ 119.950 e com o título de carro
mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
Crédito: DIVULGAÇÃO
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Novo Prius chega ao País por R$ 119.950 e com o título de carro
mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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Novo Prius chega ao País por R$ 119.950 e com o título de carro
mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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Novo Prius chega ao País por R$ 119.950 e com o título de carro
mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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Novo Prius chega ao País por R$ 119.950 e com o título de carro
mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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Hybrid, que custa R$ 149.900
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mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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Novo Prius chega ao País por R$ 119.950 e com o título de carro
mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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Novo Prius chega ao País por R$ 119.950 e com o título de carro
mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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Novo Prius chega ao País por R$ 119.950 e com o título de carro
mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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Novo Prius chega ao País por R$ 119.950 e com o título de carro
mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
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Hybrid, que custa R$ 149.900
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Novo Prius chega ao País por R$ 119.950 e com o título de carro
mais econômico do País fazendo até 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada, além de ser barato que o outro híbrido à venda, Ford Fusion
Hybrid, que custa R$ 149.900
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